Ayahuasca: O "Vinho da Alma" chegou na Europa

Correntes espirituais e ciência motivam expansão do uso da Ayahuasca que chega à Europa como ‘droga dos deuses’

Conhecido pelo sugestivo nome de “a molécula de Deus”, a ayahuasca vem conquistando adeptos em vários locais do mundo. No entanto, ao contrário do que ocorre no Brasil, onde tem seu uso liberado para rituais religiosos, a ayahuasca está se tornando famosa por suas propriedade entorpecentes na Europa.


Uma mistura de: N, N-dimetiltriptamina (DMT) e Harmine, harmalina e tetrahidroharmina (IMAOs)

(Huasca, Yagé, Brew, Daime, La Purga)

Enquanto no Brasil a substância é liberada para uso religioso, na Espanha ela está sendo utilizada como alucinógeno.
Em lugares como Tarifa ou Ibiza, no litoral da Espanha, recentemente foram realizadas cerimônias para o consumo. Com a solenidade de um rito espiritual, vários grupos de pessoas se reuniram com o único objetivo de ingerir um alucinógeno que os xamãs da Amazônia já conhecem e utilizam. Esses feiticeiros elaboram a ayahuasca — uma bebida preparada à base de plantas como banisteriopsis caapi, psychotria viridis e diplopterys cabrerana —, para conseguir que os participantes de seus rituais cheguem ao êxtase. 

“A DMT pertence à família das triptaminas, ou seja, sua estrutura é análoga a neurotransmissores como a serotonina. Quando ingerida sob a forma de infusão ou fumada, provoca estados alterados da consciência”, comenta o médico José Ángel Moráles, um dos cientistas que mais pesquisas realizou sobre essa substância na Espanha. Esse psicotrópico é encontrado em pequenas proporções de forma natural em muitos seres vivos. Até mesmo o ser humano o produz por meio da glândula pineal em situações de estresse, razão pela qual algumas pessoas o relacionem com as visões imediatamente prévias à morte.

Embora essa substância seja mais intensa que muitas drogas ilícitas, o seu “barato” dura menos tempo. O psiquiatra norte-americano Rick Strassman já demonstrou isso em um teste com voluntários, que afirmaram que os efeitos começavam a ser sentidos em pouco segundos após a ingestão, durando, porém, apenas alguns minutos. Depois do teste, eles relataram que, durante esse curto período, viram extraterrestres, sentiram a cabeça se separar do corpo e até mesmo falaram com anjos, entre outras alucinações.
"Segundo os últimos estudos, ela propicia a recuperação de lembranças com alto conteúdo emocional, que podem ser observadas com certo distanciamento"
Entretanto a ayahuasca não é uma droga recreativa. Segundo o mais recente estudo do psicólogo e especialista em farmacologia José Carlos Bouso, a idade de início gira em torno dos 35 anos, e o usuário não busca novas sensações, e sim respostas para os traumas ou problemas mal resolvidos. Mas os efeitos da ayahuasca são muito poderosos. É impossível tomar essa substância sem alguém supervisionando a experiência. Até agora, as poucas mortes registradas nunca foram causadas por seus efeitos, e sim por acidentes resultantes do consumo em um ambiente não considerado "seguro".

Na América do Sul, também houve alguns casos de intoxicação, mas é difícil saber exatamente o que foi ingerido. Também pode haver interações perigosas com outros medicamentos em uso. Foram descritas reações de medo e pânico durante a experiência. Além disso, há certo aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, por isso indivíduos com problemas cardíacos não é aconselhável a utilização, ou sugere-se consultar antes seu especialista. 
"A ayahuasca não é uma droga recreativa, e seu consumo na Espanha se encontra num limbo jurídico"

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

A ayahuasca afeta os níveis de serotonina e da monoamina oxidase. Os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), uma classe de antidepressivos, devem ser evitados antes de uma cerimônia para evitar reações adversas perigosas.

Os IMAOs encontrados na fermentação podem causar reações graves quando combinados com alimentos como: queijo, cerveja, vinho, iogurte, café e chocolate; e com compostos semelhantes as anfetaminas: como efedrina e MDMA. A melhor maneira de evitar os efeitos colaterais associados a essas substâncias é evitar estes produtos/substâncias por doze horas ou mais antes da cerimônia.

➤ Estas substâncias/medicamentos também devem ser evitadas antes/durante uma cerimônia/ritual de ayahuasca:
-Anti-hipertensivos/Vasodilatadores: (medicamentos para diminuir a pressão arterial)
-Supressores de apetite (pílulas para emagrecer)
-Medicamentos para asma, bronquite ou outros problemas respiratórios
-Anti-histamínicos: medicamentos para estados gripais, sinusite, febre do feno ou alergias (qualquer medicamento contendo dextrometorfano / DXM ou com DM, DX ou Tuss em seu nome)
-Depressores do SNC (sistema nervoso central) (xanax, rivotril, frontal, etc.)
-Antipsicóticos: haldol (haloperidol), levomepromazine (neozine), clozapina, etc.
-Barbitúricos: fenobarbital, pentobarbital, etc
-Álcool

"DOUTOR AYAHUASCA"Evidencias científicas mostram os efeitos benéficos da Ayahuasca no cérebro.

Há doze anos atrás, o cientista brasileiro Dráulio Barros de Araújo consumiu ayahuasca pela primeira vez, e esta experiência mudou sua vida. Desde então, a mistura é utilizada para o estudo do cérebro, que usou na terapia de cem pacientes com sintomas graves de depressão. Suas descobertas, atraentes e controversas, foram aprovados e publicados em periódicos científicos.

Araújo relatou que a ayahuasca é uma substância relativamente segura e não é viciante. Mas em pesquisas com a substância existe a necessidade de realizar uma avaliação dos prontuários dos pacientes, com o objetivo de verificar se eles não são suscetíveis a episódios psicóticos. 

Existe um risco, é claro, mas o papel dos xamãs, mestres de rituais (UDV, Santo Daime,etc) e cientistas é esclarecer quais pessoas podem ou não tomar. É como uma montanha russa, não é algo que é para todos.

Em suas experiências o neurocientista relata que as vezes ele teve que fazer um tremendo esforço para abrir os olhos. Eu vi coisas, eu falei com as pessoas em minha cabeça, eu não sabia, mas não como um sonho. O senso de realidade é mantida, a experiência é tão real quanto esta conversa, diz em uma de suas entrevistas.
"Toda mudança. A forma como eu me visto, meus pensamentos. É muito profundo, embora não é divertido "
Neste vídeo o pesquisador brasileiro Draulio Barros de Araujo​ mostra os resultados das pesquisas que explicam algumas sensações e emoções relatadas pelos usuários. 


Como podemos concluir, em pesquisas e no uso religioso, a infusão da ayahuasca é considerada um catalisador comprovado para a transformação pessoal, com poderosos benefícios espirituais, curativos e terapêuticos.

Do mesmo modo, enquanto a ayahuasca é comumente conhecida como uma bebida natural para fortalecer a alma e conferir idéias espirituais, também é uma potente mistura medicinal, que pode proporcionar uma cura holística para o corpo e a mente. Pois é portadora de habilidades medicinais que demonstraram ajudar em uma grande variedade de doenças, como também enfermidades emocionais e físicas.

INTERESSE NA AYAHUASCA AO LONGO DO TEMPO

Ayahuasca viu um aumento no número de publicações relacionadas começando no final dos anos 1960 e 1970 com a revolução psicodélica. Seguiu-se um declínio acentuado e, em seguida, um aumento gradual nas publicações relacionadas durante os anos 80 e 90. Desde meados dos anos 2000 até hoje, vimos uma explosão em publicações relacionadas.

Afinal, não é por acaso que o ano de 2017 será lembrado como marco do "renascimento psicodélico", pela derrubada de barreiras à pesquisa e ao uso terapêutico de drogas psicoativas como Ayahuasca, LSD, Ecstasy (MDMA) e Psilocibina.

E, finalmente, como não existem drogas seguras, mas sim cuidados para torná-las seguras, sempre que necessário utilize este Guia essencial da Ayahuasca.


Vanusa Maria Bispo: neurocientista, professora adjunta de neuropsicofarmacologia (UDESC) e editora da página @Redução de Danos e do PscienceBlog.


 Disponibilizamos aqui alguns artigos que podem ampliar seus conhecimentos sobre o assunto:
-O misterioso poder da ayahuasca

Comentários